Muitas empresas questionam que o custo para depositar uma marca é caro, inclusive muitos tendem a depositar suas marca diretamente no INPI, porém por não conhecerem os procedimentos e por falta de experiência acabam perdendo prazos de exigências e tem que começar tudo novamente. O BARATO ACABA SAINDO CARO....
Em
relação a custo, vc. Pode até tentar depositar a sua marca sozinho no próprio
INPI , ficaria teoricamente mais barato, porém não aconselho pelo seguintes fatores:
Vc.
Precisará de tempo para fazer o diversos tramites do INPI;
Terá
que recolhar uma tx para o inpi (GRU) que custa entorno de R$140,00 (empresas:
ME, PP, MEI E pessoa Fisica) ou R$355,00 ( LTDA E S/A);
O
procedimento de registro de uma marca é muito complexo é existem diversas
situações conhecidas como exigências que devem ser respondias para o
examinadores técnicos do INPI , que se não forem respondidas nos prazos
estipulados , seu processo será arquivado e perde-se o valor
investido...
Terá
que começar tudo novamente....
Alguns
exemplos de exigências:
141-
Exigências Formal
009
– Oposição de Terceiros
100
– Indeferimentos
090
– Outras Exigências
Essas exigências o inpi não informa ao solicitante, publica diretamente no site, vc. Terá
tempo de acompanhar isso diariamente? Saberá responder a alguma exigência
dessa?
É
por isso que é sugestionado um agente da propriedade industrial pois já
tem experiência no segmento e fará isso por você , tendo mais tempo para focar no seu negócio que é mais importante.
Domínio
de site:
No
caso de domínio de site é bem parecido com o inpi, só que é um processo mais
simples, ou seja, tem prioridade do domínio do site que registrar
primeiro.
Você.
pode até tentar entra com uma ação para justifica que vc. já usava a marca, mas
sinceramente não vale a pena, basta fazer um jogo de palavras é pronto.
Um
exemplo: A GLOBO ( REDE GLOBO) , tentou fazer o domínio : globo.com.br, mas não
pode pois já existia esse domínio para outra empresa, para resolver o problema
fez o seguinte domínio: g1.com.br . e resolveu o problema sem maiores dificuldades
att,
Davi domingues
Consultor de marca
email: ddomingues1@hotmail.com