sexta-feira, 9 de março de 2012

A IMPORTANCIA DA MARCA PARA EMPRESA DE SERVIÇOS


Caros Colegas 

Quero compartilhar com todos esse artigo, pois ele é muito esclarecedor no sentido da marca como fator de diferenciação para empresas se serviço.

A importância da marca para as empresas de serviços
Este artigo aborda um ativo das empresas que cada vez mais ganha importância e atenção junto ao mercado: A Marca. Dada a sua importância e, se corretamente trabalhada, a marca pode se tornar um bem valioso para as empresas. No setor de serviços, as marcas têm o papel vital de diferenciar, na mente do consumidor, um sem número de ofertas lançadas no mercado diariamente. Neste contexto a marca é um componente fundamental dentro do processo, onde cria estruturas mentais no consumidor que farão a diferença na hora decidir por um serviço ou outro, além de ser um bem intangível de alto valor, se corretamente trabalhada.
Uma marca é um nome diferenciado e/ou símbolo (tal como um logotipo, marca registrada, ou desenho de embalagem) destinado a identificar os bens ou serviços de um vendedor ou de um grupo de vendedores a diferenciar esses bens e serviços daqueles dos concorrentes.
O papel da marca é identificar o fabricante e permitir que os consumidores - finais ou organizacionais - identifiquem suas características e atribuam a responsabilidade do produto/serviço ao seu fabricante/prestador.
Nesse sentido, o branding pode ser visto como um meio poderoso de garantir uma maior visibilidade para sua empresa com relação ao concorrente além de um melhor desempenho perante o mercado gerando automaticamente uma maior lucratividade. O papel principal do branding é criar modelos e estruturas mentais que ajudem o consumidor a identificar e organizar seu conhecimento sobre o serviço para que ele possa tornar sua tomada de decisão mais esclarecida, por conseqüência agregando mais valor à marca e à empresa. O resultado deste trabalho chama-se brand equity. que é um conjunto de ativos e passivos ligados a uma marca, seu nome e seu símbolo, que se somam e se subtraem do valor proporcionado por um produto ou serviço para uma empresa e/ou para os consumidores dela. É a mensuração, o resultado das estratégias de branding.
A conscientização e o significado da marca contribuem para o patrimônio da marca (brand equity) junto a clientes experientes, porém não com a mesma intensidade. Da mesma forma que as experiências do cliente moldam desproporcionalmente o significado da marca, afetam de forma desproporcional o patrimônio da marca. O patrimônio da marca é o efeito diferencial na resposta do cliente ao marketing da marca, efeito este resultante da conscientização e do significado da marca combinados. As empresas prestadoras de serviços com as marcas mais fortes revelam um esforço inconsciente de ser diferente e um esforço consciente para conseguir construir uma personalidade da marca distinta.
As prestadoras de serviços constituem um meio poderoso para construir significado e valor de marca. Com o seu desempenho no trabalho, as prestadoras de serviço transformam uma marca articulada pelo profissional de marketing em uma marca vivenciada pelo cliente. As empresas prestadoras de serviço são consideradas grandes construtoras mentais de marcas e geradoras de valor de marca para o consumidor, dando um significado diferenciado para a experiência. O fato de o cliente consumir o processo e não o resultado faz com que o contato entre a organização e o consumidor seja maior e mais próximo. Desta forma a empresa possui todos os ingredientes e condições favoráveis para criar uma atmosfera que possibilite o cliente vivenciar não somente uma visão de marca, mas sim uma realidade de marca.
Assim, o branding, tem participação fundamental na construção de uma percepção forte de marca e do discernimento por parte do consumidor na hora de identificar e organizar seu conhecimento sobre o serviço oferecido, tornando sua tomada de decisão mais esclarecida e, por conseqüência, agregando mais valor à marca e à empresa. É através dele que ocorre a tangibilização do serviço, aumentando a percepção de valor por parte do consumidor. O sucesso das estratégias de branding gira em torno da convicção que o cliente tem com relação à diferença entre um serviço e outro. O uso da criatividade por parte dos profissionais de marcas é um ponto positivo e que pode ser visto como um diferencial entre os concorrentes, porém lembrando sempre que os primeiros "clientes" a serem conquistados são os próprios profissionais da empresa.
Se corretamente gerenciadas, as marcas têm o grande poder de influenciar o consumidor a optar por este ou outro serviço, desde que esta o lembre de experiências positivas sobre a organização. As marcas também podem se tornar bens intangíveis incrivelmente valiosos para as empresas se forem trabalhadas corretamente e vistas por seus gestores como um capital que agrega valor à empresa e seus produtos/serviços.

quarta-feira, 7 de março de 2012

MARCA SEM REGISTRO É MARCA SEM DONO

Todo mundo tem um sonho na vida; não é verdade?

A marca de uma empresa é a simbologia de um sonho realizado por alguém, porém esse sonho precisa ter legitimidade, ou seja , ser real é tudo que é real tem um dono, certo?

Segundo a lei da Propriedade Industrial, conforme o artigo 124- MARCA SEM REGISTRO É MARCA SEM DONO.

Segundo o art.124 da LPI, não são registráveis os "sinais de caráter genérico, quando tiver relação com outro produto ou serviço a distinguir." Também não pode se registrar quando for uma "reprodução ou imitação, no topo ou em parte, ainda que com acréscimo, e marca alheia registrada". A Lei marcária brasileira não protege os sinais sonoros, gustativos e olfativos.

registro da sua marca garante a exclusividade e protege contra quem queiram usar um nome igual ou semelhante. Os advogados encarregados de seu registro se encarregarão de cada um dos trâmites em que estes serviços implicam.
A marca é o símbolo ou sinal distintivo que identifica um produto, serviço ou empresa. Podendo ser desenhos, letras estilizadas e logotipo. A marca é o sinal distintivo que identifica o seu produto e o seu serviço. A validade de um registro de marca é de dez anos, a partir da sua concessão. Após os dez anos o registro pode ser prorrogado por mais dez anos e assim sucessivamente.
Voce batalhou tanto para chegar onde chegou, vai  correr o risco de perder sua marca, sua empresa, etc..? 
Pense sobre isso...
Prof Davi Domingues - Consultor de marcas 



COMO GANHAR DINHEIRO COM A MINHA MARCA?

Caros Colegas

Se você é empresario, saiba que tem um bem valioso nas mãos , a sua marca.
Se não está conseguindo ganhar dinheiro com ela, desculpe-me mas o problema pode estar em sua gestão.

O artigo abaixo esclarece sobre esse assunto:


Como fazer a marca da sua empresa uma verdadeira construtora de valores

Carlos Dranger, responsável pela mudança de marcas como Vale, Kibon, Riachuelo e Banco do Brasil, revela com exclusividade ao Portal Administradores, o segredo das marcas de sucesso

Por Fábio Bandeira de Mello, www.administradores.com.br

Em todo lugar, mas em todo lugar mesmo, você encontrará os mais diferentes tipos de marcas e logotipos. Na padaria da esquina, no armazém de cimento, na grande multinacional. Todos eles possuem um "símbolo" e nome que os diferenciam uma das outras.

Algumas fixam tanto em nossa cabeça que basta olharmos as cores da marca ou até o toldo de uma de suas lojas, para sabermos exatamente quem a representa. Claro que nem todas fazem sucesso, afinal, são milhares espalhadas em todas as cidades e muitas são tão confusas que, realmente, são de difícil compreensão.

Só que mais do que uma simples forma do público reconhecer, as marcas representam os valores de uma organização, explica Carlos Dranger, diretor da Cauduro, empresa de branding e design.

O especialista, que foi responsável pela mudança de marcas como Vale, Kibon, Riachuelo, EPTV, BM&F Bovespa, Banco do Brasil, entre outras, em coversa com o Portal Administradores, explica que é muito importante saber a forma de expor a marca e revela alguns segredos de grandes organizações consolidadas no mercado. Confira a entrevista completa:

Administradores - Muito se fala na importância da marca e na valorização dela. Mas, com toda sua experiência adquirida na profissão, o que uma marca representa verdadeiramente para uma empresa?

Carlos Dranger - Cada vez mais, as empresas percebem que suas marcas são seu maior ativo. Há vários casos em que o valor da marca é maior do que o valor da própria empresa. Esta preocupação não é só daquelas que são B2C (que tem contato direto com o consumidor final), mas também das empresas B2B (que não tem aquele contato). A marca tangibiliza a empresa na cabeça do consumidor ou de outros públicos. Não é à toa que as empresas investem cada vez mais para ter a preferência: todas querem que a sua marca seja a primeira e a mais lembrada. Uma marca desejada gera "musculatura" para as empresas crescerem e inovarem, além de maiores margens.

É fácil notar o uso indevido da própria imagem por diversas empresas. Marcas sendo associadas a eventos e campanhas depreciativas, aparecendo intensamente na mídia independente da maneira e, algumas vezes, se transformando em "chacota" nas redes sociais. Existe um limite de divulgação para "estar bem junto aos consumidores" entre "acabar perdendo valor junto ao público alvo"? O importante, em sua opinião, é aparecer muito ou aparecer nas horas certas?

Aparecer nas horas certas, com certeza. Aparecer nos locais apropriados. Marca é expressão de valor, não é registro de propriedade. Aplicar automaticamente a marca em tudo é banalizá-la. Algumas empresas põem até no capacho de entrada. Que tal limpar os pés na marca, e que aparência ela ganha? As redes sociais estão abrindo caminhos surpreendentes, dando voz aos consumidores, alastrando-se de maneira impressionante. As promessas "embutidas" na marca precisam ser cuidadosamente planejadas e cumpridas, caso contrário o risco aumenta, e é a marca que vai sair no retrato depreciativo.

Você foi responsável pela mudança de importantes marcas brasileiras. Por que é necessária essa "revitalização" de um slogan ou de uma marca inteira? Quais são os ganhos com isso?

O mundo muda, as pessoas mudam, hábitos e comportamentos também. Renovar a marca é um processo natural, para manter-se conectado com o mundo e com as pessoas. Atributos novos também surgem. Exemplo: sustentabilidade. As empresas estão cada vez mais sintonizadas com este tema, as empresas investem para tornar sua operação mais sustentável, e evidentemente querem comunicar isso, pois agrega valor à sua marca. Há outras razões também, por exemplo, de empresa que aumenta seu portfólio de produtos, passando a atuar em novos mercados. Às vezes, a marca daquela empresa não comunica atributos que passam a ser importante nestes novos mercados.

Entre os seus trabalhos já realizados com as mudanças de marca, qual foi aquele (ou quais foram aqueles) que você destacaria? Por quê?

Os casos de renovação são mais frequentes do que os de criação de marca do zero. Poderia citar muitos, tais como Banco do Brasil, Riachuelo, Tigre, Drogasil, e o maior deles: Vale. Destaco todos, pois a renovação foi amplamente acompanhada pelo mercado, tinham uma motivação estratégica muito clara, e foram bem sucedidas.

Quais são os tópicos essenciais que as empresas, principalmente as micro-empresas, devem avaliar na construção de sua marca?

Uma boa marca tem que ser diferenciada e memorável, além de comunicar com clareza o posicionamento da empresa e seus valores. As empresas devem refletir muito sobre o "quem somos e o que queremos ser no futuro", quais são suas crenças e valores, antes de iniciar um processo de construção de marca. Porque estes atributos serão a base para a criação da marca, e a base para seleção da melhor alternativa dentre as que lhes forem apresentadas. Isto deve sempre sobrepujar o famoso "gosto/não gosto".

O Interbrand avalia anualmente o valor das marcas de uma empresa. Esse valor, muitas vezes, ultrapassa o valor de mercado da Companhia, como você mesmo já citou. Mas como você avalia essa questão: marcas que valem mais do que as próprias empresas?

De fato, se trata de uma relação de apego do consumidor com a marca, que às vezes até transcende e se torna passional. Vou dar o exemplo mais óbvio: Apple. Uma empresa que nasceu com a missão de tornar a vida das pessoas mais simples e melhor, que não se esqueceu disto em nenhum momento, na concepção do produto, na embalagem, na forma de se comunicar. Isto lhe dá um poder gigantesco, um voto de confiança "a priori", e lhe permite trabalhar com margens de lucro maiores, refletindo no seu resultado e, consequentemente, no seu valor de mercado. 

terça-feira, 6 de março de 2012

QUER SER FRANQUEADOR? É OBRIGATÓRIO O REGISTRO DA MARCA NO INPI

De acordo com a lei no. 8.955 de 15/12/94, o futuro franqueador, ou seja , o empresario que pretende transformar sua empresa em franquia tem que estar em dia com com as obrigações junto ao INPI

"...Constitui uma das exigências da Lei Brasileira, 8.995/94, exige que o franqueador entregue ao franqueado dez (10) dias antes da assinatura do contrato definitivo para análise. Neste documento deverá constar o histórico resumido da empresa, balanços e demonstrações financeiras da empresa, perfil do "franqueado ideal", situação perante o Instituto da Propriedade Industrial - INPI das marcas ou patentes e outros itens. ".


FONTE:http://pesquisa.inpi.gov.br/faq/transferencia/transferencia.htm#f3

AS 20 PESSOAS MAIS RICAS DO MUNDO / 2012

Segue a lista dos mais ricos do mundo ....como chegaram lá?

1. Carlos Slim, US$ 68,55 bilhões (México)

2. Bill Gates, US$ 62,4 bilhões (EUA)

3. Warren Buffett, US$ 43,8 bilhões (EUA)

4. Ingvar Kamprad, US$ 42,5 bilhões (Suécia)

5. Bernard Arnault, US$ 42,3 bilhões (França)


Veja a reportagem completa

A IMPORTÂNCIA DA MARCA PARA O SUCESSO DE UM PRODUTO OU SERVIÇO.

A importância da marca para o sucesso de um produto

Conheça as regras básicas para construção de uma boa marca e como registrá-la para impedir falsificações

Como seu produto se chama?

A marca é a identificação que o cliente faz de um produto. Uma marca deve ser simples, lembrar a finalidade do produto, ser fácil de memorizar e de falar.

Não basta o produto ter um nome. É preciso que tenha um nome com significado. A marca tem que estar associada a algo de positivo.

As regras básicas para a construção de uma boa marca são as seguintes:

Associação – a marca deve estar associada a ideias e qualidades.

Símbolo – ajudar a memorizar e gravar um produto.

Logotipo – é um símbolo constituído por palavra ou grupo de letras, apresentadas em desenho especial, que marque ou chame a atenção. O logotipo é, geralmente, o nome da empresa escrito de forma incomum, em elementos e cores que transmitam a imagem que ela pretende ter no público.

Logomarca – nem sempre a escrita ou a grafia basta para marcar. Às vezes, é necessário associá-la a uma imagem, sinal ou desenho. É preciso relacionar o logotipo com o símbolo. A associação é chamada de logomarca.

Dicas:


Para proteção da marca, deve-se registrá-la no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). 
Procure um empresa confiável para fazer o registro de sua marca, pois os examinadores técnicos do INPI fazem diversas exigências ao longo do período de concessão de MARCA( que leva em média 2(dois) anos). Tem que tomar muito cuidado para não perdem nenhum prazo de exigência, pois se isso acontecer, além de perder todo o dinheiro já investido , terá que começar tudo novamente.
Outra coisa muito importante: não se iluda com escritórios que oferecem-se para trabalhar com custo muito baixo, na maioria das vezes não fazem o trabalho como deve ser ou só fazem parte do processo,  e se alguma coisa der errado (perder prazo por exemplo) , o prejuízo será somente seu.
O CUSTO MÉDIO PARA O DEPÓSITO DA MARCA + HONORÁRIOS É DE APROXIMADAMENTE  R$1.150,00 (Hum Mil, Cento e Cinquenta Reais) 
Sempre que for fechar  o contrato com alguma empresa, solicite a lista de clientes, pois assim poderá consultar sobre a qualidade e idoneidade do serviço da mesma.

Prof Davi Domingues
Consultor de Marcas
Perito Marcas e Patentes
(11)2785-2121


segunda-feira, 5 de março de 2012

EVENTOS- UMA MARCA FORTE FAZ A DIFERENÇA...

Caros colegas

São Paulo é um dos principais palcos mundiais de eventos do mundo, mas para quem quer se destacar nesse segmento tem que ter uma MARCA forte, pois a concorrência e grande.
Leia o artigo abaixo sobre eventos em São Paulo... e pense o que você pode fazer para se diferenciar no mercado, mas a proteção da sua marca é o principio de tudo.

   EVENTOS E FEIRAS DE NEGÓCIOS EM SÃO PAULO.
A capital sul-americana de feiras de negócios realiza 90 mil eventos por ano, que geram:
  • Um evento a cada 6 minutos
  • 120 das 176 grandes feiras do Brasil
  • Cerca de 500 mil empregos diretos e indiretos
  • Uma feira de negócios a cada três dias
  • 75% do mercado brasileiro de feiras de negócios
  • R$ 2,9 bilhões de receita ao ano com eventos
  • US$ 1,7 bilhões de receita ano, dos quais US$ 424,2 milhões em locação de área para exposições
  • US$ 424,2 milhões em serviços nos pavilhões
  • US$ 850 milhões em viagens, hospedagem, alimentação, transporte e compras
  • Cerca de 2,54 milhões de m2 em grandes espaços para realização de eventos, além de centenas de locais menores.
  • Só o Anhembi tem em torno de 400 mil m2 - é o maior complexo de eventos da América Latina
  • Movimenta 35 mil empresas expositoras
  • Circulam pelos eventos 4 milhões de pessoas, entre profissionais e compradores, sendo 45 mil compradores estrangeiros.
  • Os setores que mais realizam feiras, reuniões e eventos na cidade são, pela ordem médico, científico, tecnológico, industrial e educacional.

Ranking de eventos na cidade de São Paulo

Em público total*
  • Virada Cultural – 4 milhões (2010)
  • Parada GLBT – 3 milhões (2010)
  • Réveillon na Paulista – 2,4 milhões
  • Bienal do Livro – 740 mil (2010)**
  • Salão do Automóvel – 610 mil (2008)**
  • Bienal Internacional de Arte de São Paulo – 535 mil (2008)**
  • Salão Duas Rodas – 240 mil (2009)**
  • Mostra Internacional de Cinema – 200 mil (2009)
  • GP Brasil de Fórmula 1 – 140 mil (2009)
  • Carnaval (sambódromo) – 110 mil (2010)
  • SP Fashion Week – 100 mil (Jan/2010)
  • Hospitalar – 89 mil (2010)
  • Couromoda – 65 mil (2010)
  • Adventure Sports Fair – 61 mil (2009)
  • Francal – 60 mil (2010)
  • Equipotel – 50 mil (2009)
  • Fenatran – 48 mil (2009)**
  • Fórmula Indy – 40 mil
*(Números informados pela organização do evento).
**Acontece somente a cada dois anos.

Em valores movimentados por turistas*
  • Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 – R$ 238 milhões
  • Parada GLBT – R$ 188 milhões (2010)
  • Virada Cultural – R$ 142 milhões (2010)
  • Bienal de São Paulo (de Artes) – R$ 120 milhões
  • Salão do Automóvel – R$ 112 milhões
  • Hospitalar – R$ 98,9 milhões (2009)
  • Bienal do Livro – R$ 91 milhões (2010)
  • Francal – R$ 85 milhões (2010)
  • Fórmula Indy – R$ 80 milhões
  • Couromoda – R$ 73,5 milhões (2010)
  • Salão Duas Rodas – R$ 60 milhões
  • Réveillon na Paulista – R$ 50 milhões
  • Carnaval – R$ 51 milhões (2010)
  • SP Fashion Week – R$ 45 milhões (2010)
  • Mostra Internacional de Cinema – R$ 31,5 milhões
  • Fenatran – R$ 30 milhões
  • Adventure Sports Fair – R$ 20,4 milhões
  • Equipotel – R$ 3,4 milhões
*Cálculos feitos com base em pesquisas feitas anualmente pela SPTuris durante os eventos. Já as estimativas são feitas com números da pesquisa do ano anterior, com eventual variação de expectativa de público divulgada pela organização do evento). Dados das últimas edições dos eventos.
Em número de turistas*
  • Parada GLBT – 403 mil (2010)
  • Virada Cultural – 328 mil (2010)
  • Bienal do Livro – 290 mil (2010)
  • Salão do Automóvel – 200 mil
  • Bienal Internacional de Arte de São Paulo – 107 mil
  • Réveillon na Paulista – 100 mil
  • GP Brasil de Fórmula 1 – 85 mil
  • Hospitalar – 46,9 mil (2009)
  • Couromoda – 42 mil (2010)
  • Francal – 40 mil (2010)
  • Salão Duas Rodas – 40 mil
  • Carnaval – 32 mil
  • Mostra Internacional de Cinema – 30 mil
  • SP Fashion Week – 22,4 mil (2010)
  • Fórmula Indy – 21 mil
  • Adventure Sports Fair – 21 mil
  • Fenatran – 15 mil
  • Equipotel – 14,1 mil
*inclui visitantes do Interior e Litoral do Estado de SP, outros Estados e também estrangeiros.

 Hotelaria

  • As principais redes hoteleiras nacionais e internacionais estão aqui
  • São Paulo tem 410 hotéis e 42 mil apartamentos disponíveis
  • 350 motéis
  • A taxa de ocupação média dos hotéis de São Paulo no ano de 2010 foi de 66,06%
  • A diária média no mesmo período foi de R$ 191,62
Os períodos de maior ocupação hoteleira em 2010 foram respectivamente: Novembro: 77,75%; Agosto: 73,92%; Março 71,45%; Maio 71,34%; Setembro 70,98%; Outubro 69,33%; Abril 67,74%; Junho 67,11%; Julho 65,14%; Fevereiro 53,65%; Dezembro 53,53% e Janeiro 50,29%

 Cultura e lazer

  • A oferta turística da cidade totaliza 260 salas em 55 cinemas, 90 museus, 160 teatros, 27 eventos culturais, 184 casas noturnas, 88 bibliotecas, 41 áreas de patrimônio, 41 festas populares, 80 shopping centers, 54 parques e áreas verdes, 45 agências de receptivo cadastradas, 3 centrais de atendimento ao turista, 39 centros culturais, 9 cineclubes e salas especiais de cinema, 7 casas de espetáculos (acima de 300 lugares), 7 estádios de futebol, 69 clubes desportivos, 10 ciclovias, 2 iate clubes, 12 clubes de golfe, mil academias de ginástica e 7 parques temáticos.
  • Um autódromo: É aqui que se realiza o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, o único da América Latina.
  • Locais mais visitados por turistas em São Paulo: 83% Museus, 81% Parques e áreas naturais, 67% Bares ou Casas Noturnas, 56% Teatros e 37% Casas de Shows.
  • Com mais de 600 peças realizadas por ano, São Paulo é o maior pólo cultural do país (SPCVB 2005).

 Gastronomia

  • 12,5 mil restaurantes, 52 tipos de cozinhas, 500 churrascarias, 250 restaurantes japoneses, 15 mil bares, 3.200 padarias, 10,4 milhões de pãezinhos por dia e 7.200 por minuto, 5.000 pizzarias, 1 milhão de pizzas por dia, 720 por minuto, 2.000 opções de delivery.
  • São Paulo é a segunda maior cidade em número de restaurantes.
Fontes: Editora Abril, Guia de Restaurantes Japoneses - Editora JBC e Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo (Abresi).

 Consumo e Finanças

  • 240 mil lojas
  • 4 mil farmácias
  • 5 mil pet shops
  • 900 feiras livres semanais
  • 864 mil transações de cartão de crédito por dia
  • 1.931 agências bancárias
  • 59 ruas especializadas em mais de 51 segmentos
  • 34 mil indústrias
Arrecadação de ISS atingiu R$ 158,4 milhões, um desempenho 26,6% maior comparado ao ano de 2009;
Os nove recursos mais importantes na capital são áreas comerciais, gastronomia, Sala São Paulo, eventos culturais, Mercado Municipal, Anhembi - Centro de Convenções, MASP, Parque do Ibirapuera e vida noturna. O aproveitamento desses recursos é de 56%. (Plano de Marketing do Turismo da Cidade de São Paulo - SPCVB).

 Transportes

  • 5,2 milhões de carros
  • 85.116 veículos para locação
  • 32.766 mil táxis
  • 21 empresas de táxi
  • 10 mil ônibus urbanos
  • 1331 linhas de ônibus e 2,6 milhões de passageiros transportados por ano
  • 28 terminais de ônibus
  • 55 estações de metrô em 04 linhas
  • 57,6 quilômetros de linhas de metrô
  • 513 milhões de passageiros transportados por ano
  • 110 trens em 260,8 quilômetros de linhas
  • 91 mil ruas e avenidas
  • 5.500 semáforos
  • 1.800 postos de gasolina
  • 349 mil placas de trânsito
  • 500 helicópteros * segunda maior frota do mundo
  • 44 empresas aéreas nacionais e internacionais em Guarulhos
  • 04 aeroportos na Grande São Paulo (1 Campinas e 1 em Guarulhos)

 Localidades operadas

  • 25 países e 75 cidades nacionais e internacionais
  • Mais de 402.919 mil pousos e decolagens em Congonhas e Guarulhos
  • 35.266.701 milhões de passageiros em Congonhas e Guarulhos

 São Paulo é sede de:

  • 38% das 100 maiores empresas privadas de capital nacional;
  • 63% dos grupos internacionais instalados no Brasil;
  • 17 dos 20 maiores bancos;
  • 8 das 10 maiores corretoras de valores;
  • 31 das 50 maiores seguradoras;
  • Aproximadamente 100 das 200 empresas de tecnologias;
  • BOVESPA – a maior bolsa de valores da América do Sul;
  • Bolsa de Mercadoria e Futuros - BM&F, a sexta maior do mundo em volume de negócios;
  • Hospital das Clínicas, o maior e mais renomado complexo hospitalar da América Latina;
  • O maior shopping center da América Latina – o Centro Comercial Aricanduva, com 500 lojas;
  • Das 58 editoras filiadas à Associação Nacional de Editores de Revistas, 43 são paulistanas;
  • Dos 7 portais de Internet mais conhecidos, 6 estão baseados em São Paulo;
  • 1.769 estabelecimentos de saúde, 40 hospitais públicos, 61 hospitais particulares, 24.957 leitos hospitalares, 99 bases móveis da Polícia Militar, 93 distritos policiais, 04 postos do Poupatempo, 146 faculdades, 26 universidades;
  • 22 Centros de Educação Tecnológicas;
  • A maior Parada do Orgulho GLBT do mundo, que atraiu em 2008 cerca de 3 milhões de pessoas;
  • A Corrida de São Silvestre, que atrai em média 15 mil corredores de todo o mundo de cerca de 20 países.

 Dados Gerais

  • Fundação da cidade de São Paulo: 25 de Janeiro de 1554
  • Localização: Região Sudeste do Brasil
  • Distância da Costa: Costa dos Alcatrazes (186 km), Guarujá (93 km), Ilhabela (204 km), Santos (72 km)
  • População metropolitana: 18 milhões de habitantes
  • População municipal: 10,2 milhões de habitantes
  • Área: 1.530 km2
  • Idioma: Português
  • Telefone: Brasil (55); São Paulo (11)
  • Altitude: 750 metros do nível do mar
  • Umidade Relativa do Ar: 78% (média anual)
  • Clima: Tropical Temperado, com variação de 22ºC a 27ºC no verão e de 15ºC a 21ºC no inverno
  • Religião Predominante: Católica
  • Moeda: Real (R$)
  • Fuso Horário: GMT - 3 horas
Fontes: Editora Abril, PMSP, São Paulo Turismo, Ubrafe, Governo do Estado de São Paulo, Infraero, Fohb, São Paulo Convention & Visitors Bureau, Revista Latin Trade, IBGE, MEC, Sebrae, Guia de Restaurantes Japoneses - Editora JBC, Site Guia de Motéis, Banco Central do Brasil, ADETAXI, Metrô, Assoc. Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo (Abresi) e SPTrans

Prof Davi Domingues
Consultor de Marcas e Patentes