sábado, 3 de março de 2012

NOVOS NEGÓCIOS - TENDÊNCIAS PARA 2012...

Caros colegas o mundo corporativo está em ebulição...novos mercados, tendencias, capital estrangeiros, marcas, patentes ...enfim o empreendedor brasileiro tem que ficar esperto...

vejam essa excelente matéria:

Quais as tendências de empreendedorismo para 2012

Urbanização e tecnologias inteligentes estão entre as tendências para o próximo ano.Celulares em exposição

Quais as tendências de empreendedorismo para 2012? 
Respondido por Marcio de Oliveira Santos Filho, especialista em empreendedorismo
Durante o evento GIL 2011 (Global Innovation and Leadership), algumas "megatendências" para os próximos anos foram apresentadas. Grandes empresários de multinacionais, gestores de investimentos e empreendedores participaram desse excelente evento. Destaquei três tendências que considero centrais não só para 2012, mas para os próximos anos e que fazem muito sentido para o Brasil.
Urbanização: o mundo está cada vez mais populoso, as megacidades já estão acontecendo e até 2020, segundo a Frost & Sullivan, haverá 30 delas no mundo assim como as megaregiões e os megacorredores. Olhando mais pra América Latina, 88,7% da população viverá em áreas urbanas até 2020, portanto a tendência de empreendedorismo deve ser pensada com o foco em cidades inteligentes ("smart cities") em logística e energia, por exemplo.
Tecnologias Inteligentes: envolvendo tudo que está ao nosso redor, a inteligência tecnológica é uma tendência inquestionável: smartphones, smartenergy e smartmobility. O tripé entre energia, TI e novas tecnologias tem a responsabilidade de liderar esse movimento green + smart, ou seja, a tendência de negócios que sejam inteligentes e que abordem a questão de meio ambiente em sua concepção. Pensem nisso como uma tendência que não tem fim, ou seja, o mundo vai começar a pesar cada vez mais a questão do meio ambiente aliado à tecnologia.
Socialização: a importância da socialização é inquestionável, ainda mais no Brasil, onde temos uma tendência natural em sermos mais sociais, haja visto o número de usuários brasileiros no Facebook, por exemplo. Essa proximidade de todos via redes sociais, telecomunicações e troca de dados é uma tendência cada vez mais forte. A geração y já representa 33% da população mundial - aproximadamente 2,3 bilhões de pessoas. Aliado a isso vale lembrar que a classe média no Brasil está cada vez mais representativa, portanto uma tendência central de socialização incluindo a classe média é um tópico quente absoluto.
 Peterson Vilela Muta é advogado especialista em direito do trabalho


Marcio de Oliveira Santos Filho
 é associado da Inseed Investimentos e coordenador do Desafio Brasil.


Envie suas dúvidas sobre empreendedorismo para 
examecanalpme@abril.com.br

sexta-feira, 2 de março de 2012

O REGISTRO DE MARCA ESTÁ CRESCENDO MUITO NO BRASIL

Caros Colegas

Este artigo vem reforçar a tese de que o empreendedor brasileiro já está se conscientizando de que registrar a marca é tão importante quanto fazer o seguro do carro, uma previdência privada, etc...afinal é da empresa (marca) que vem o dinheiro para tudo que ele precisa ...


Marcas concedidas cresceram quatro vezes no ano passado


Clarice Chiquetto - 25/01/2008 - 10h34

O número de marcas concedidas no Brasil quadruplicou de 2006 para 2007. Foram 128.540 concessões realizadas pelo Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) no ano passado, em comparação às 32.658 do ano anterior. A principal razão, de acordo com o próprio órgão, foi o aumento de pessoal direcionado para a área, que se deu especialmente após 2005, e a implantação do e-marcas, sistema eletrônico que começou a funcionar mais efetivametente no início de 2007.

Atualmente, quase 50% dos pedidos de marcas já são feitos por meio eletrônico. E o órgão possui hoje cerca de cem funcionários voltados especialmente para os processos de marcas, ante os cerca de 40 que atuavam no setor até 2004, quando foi realizado um concurso público para ampliar o quadro de especialistas.

Além do aumento no número de marcas concedidas, que já havia praticamente dobrado em 2005 (17.878), o Inpi obteve resultados positivos em todos os outros balanços relacionados às marcas. Foram, por exemplo, 55.294 marcas indeferidas em 2007, um número praticamente 100% superior ao registrado no ano anterior, quando o órgão indeferiu 28.589 pedidos.

Com relação às marcas arquivadas, montante que abrange, além das indeferidas, outras que por exemplo deixaram de ser pagas, foram 111.190 no ano passado, ante as 52.644 de 2006 e as 23.516 do ano anterior.

Outro número comemorado pelo Inpi, que no entendimento do órgão mostra como o volume de atendimento cresceu sem que a qualidade do atendimento decaísse, é o montante de registros questionados na Justiça. Com um crescimento de 20%, estes processos subiram de 139 em 206 para 167 no ano passado.

Apesar da alta, o resultado é visto como positivo pelo instituto, já que, há poucos anos, esse número era muito mais expressivo no resultado geral das marcas. Em 2003, por exemplo, o número de registros sub judice chegou a 307, sendo que no mesmo ano foram concedidas apenas pouco mais de dez mil marcas.

"A proporção entre os diversos tipos de recursos e as decisões está cada vez menor", comenta a diretora de Marcas do Inpi, Terezinha de Jesus Guimarães, para quem tais resultados demonstram que o órgão está "trabalhando com mais qualidade", além de aumentar a produção.

Administrativo
Com relação aos questionamentos administrativos, que envolvem recursos que ainda estão sendo discutidos dentro do Inpi e não chegaram à Justiça, houve queda de 2006 para 2007.

As marcas concedidas e depois anuladas pelo Instituto (nulidades providas), por exemplo, caíram de 447 para 388 - um decréscimo de cerca de 13%.

Já os recursos providos (marcas negadas e depois concedidas pelo Inpi) passaram de 828 para 695, uma queda de 14%.

Alta de pedidos
Outro resultado bastante comemorado pelo Inpi foi o número de pedidos de marcas depositados no órgão no ano passado - ou seja, os pedidos de novas marcas efetuados. Foram 107.575, sendo a primeira vez, desde de 2000, que este montante ultrapassou os cem mil (foram 107.749 naquele ano). Em 2006, foram 94.660 e, um ano antes, 99.297 depósitos.

Uma das principais razões para este aumento é atribuída ao e-marcas, que tem possibilitado um trabalho mais célere para os analistas do instituto, já que não há necessidade de espera e transporte de papéis, por exemplo.

De acordo com dados do instituto, no final do ano passado, praticamente a metade dos pedidos depositados - cerca de 48% - foi realizada por meio da intenet.

Em dezembro, foram 4.561 depósitos feitos em papel e praticamente o mesmo volume (4.215) por meio do sistema eletrônico, que começou a funcionar com mais frequência em janeiro de 2007, quando do total de 7.194 depósitos efetuados, 3.067 foram efetivados pela internet.

Tal porcentagem, de praticamente metade do total, foi mantida durante o ano todo. Novembro, por exemplo, teve 4.599 depósitos pelo e-marcas e 4.893 por meio do papel.

Reportagem produzida pelo jornal DCI e reproduzida por Última Instância com autorização concedida por contrato de licenciamento de conteúdo


fonte:http://ultimainstancia.uol.com.br/conteudo/noticias/12737/marcas+concedidas+cresceram+quatro+vezes+no+ano+passado.shtml

O QUE É BRANDING? isso é importante para sua marca...

Caros Amigos

Branding ou Gestão de marca é uma atividade de muita importância para as Empresas, principalmente para aquelas que entende que a  MARCA é um ativo intangível de muito valor, inclusive financeiro. Branding é um conceito de administração de marcas para emprendedores visionários, inteligentes...


Veja a reportagem:

A primeira coisa que deveria mudar essa relação é justamente o fato de que um necessita do outro para sobreviver. É uma simbiose! O marketing não viveria sem a propaganda e ambos não viveriam sem o branding, assim como o contrário também é verdadeiro. Vamos ver como todos, no final, estão sempre no mesmo barco.
Segundo a definição da American Marketing Association, "marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado". Podemos simplificar a definição, dizendo que essa disciplina é a que planeja as ações de divulgação e vendas das empresas. Num plano mais prático, é seu departamento de marketing que vai alertar para a necessidade de fazer uma campanha com a agência de propaganda, por exemplo.
A propaganda, Segundo Kotler, "é qualquer forma paga de apresentação e promoção não-pessoal de idéias, produtos ou serviços, realizada por um patrocinador identificado". De forma mais simples, propaganda é a apresentação do seu produto às pessoas.
Então, temos até aqui quem faz a organização das demandas de comunicação e vendas(marketing) e quem as realiza (entre outros, a propaganda). Está faltando quem dá o norte para tudo isso. Falta o molho, o DNA que diferencia essa massa de dados e informações. E essa bússola é o branding.
O branding, também conhecido como gestão de marcas, é quem vai trabalhar antes das outras duas ciências para que elas realmente tenham efeito. A marca é o elemento que dirá verdadeiramente o que sua empresa (ou seu produto) é, com um posicionamento que seja facilmente associado aos atributos que formam a cultura organizacional. É por isso também que o branding excede os limites da comunicação e transforma o negócio como um todo. Porque a marca é esse instrumento de mudança, e como tal deve estar no centro da gestão do negócio.
Com isso conseguimos fechar o ciclo: temos no branding quem faz o "exame de DNA" da empresa e mostra quem ela é, o marketing que faz o planejamento com a devida profundidade e a propaganda que exibe a marca de forma brilhante. Agora é possível perceber como as três frentes tem seu espaço e um papel fundamental na construção de uma marca.
Henrique Gomes
Diretor de estratégia da Garimpo Brand Thinking

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FONTE: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/o-branding-o-marketing-e-a-propaganda/55314/

quinta-feira, 1 de março de 2012

FIFA REGISTRA SUAS MARCAS PARA SE PROTEGER NA COPA DE 2014

Caros esse artigo refere-se à  lei da copa de 2014,  porém quero destacar a importância dada pela FIFA em se tratando do registro de marca:

PROTEÇÃO DA FIFA
Marca: A lei prevê mecanismos de proteção da marca da Fifa e dos símbolos da Copa para evitar o registro de marcas semelhantes. Empresas não patrocinadoras que fizerem publicidade vinculada à Copa, exibição de partidas, venda de ingressos, entre outros, terão que indenizar a Fifa em valores relativos aos danos sofridos pela entidade.
Restrição comercial: A Fifa poderá definir áreas de restrição comercial em volta dos estádios, sem prejudicar os estabelecimentos em funcionamento desde que eles não tenham associação com os jogos . Segundo o relator, isso significa que o comércio não poderá fazer publicidade de concorrentes de patrocinadores no entorno dos estádio, mas poderá vender os produtos normalmente.
Crimes: O texto da lei prevê tipos de crimes até 31 de dezembro de 2014 pela reprodução ou falsificação de símbolos da Fifa e divulgação de produtos relacionados à Copa. A pena é de detenção de três meses a um ano mais multa e só valerá mediante representação da Fifa.
Veja a reportagem na integra: http://primeiraedicao.com.br/noticia/2012/02/29/entenda-o-que-diz-o-textobase-da-lei-geral-da-copa


Prof Davi Domingues 



quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

MARCAS MAIS VALIOSAS DO MUNDO 2011

Caros Amigos

Vivemos num mundo de estímulos visuais constantes, o cérebro humano capta com mais velocidade uma imagem do que um som por exemplo, isso explica por que somo tão fascinados por tecnologia, tais como TV, computador, tablets ,etc...
As empresas de marketing perceberam isso a muito tempo, e porisso que a MARCA é o aliado mais forte de um produto ou empresa.
Esse artigo tem por objetivo mostrar o universo das marcas pelo mundo.  

Marcas mais valiosa do mundo.



leiam na integra a reportagem :
http://revistaepoca.globo.com/Negocios-e-carreira/noticia/2011/10/apple-e-empresa-que-mais-cresce-em-ranking-de-valor-das-marcas.html

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

PONTO INICIAL PARA TER SUCESSO NOS NEGÓCIOS - A MARCA

Caros colegas

O registro de Marcas no Brasil está se tornando algo de extrema importância para as empresas.
Alguns empresários ainda acham que o registro da Marca não é importante, outras acham que é um custo desnecessário. Mas a verdade é uma só " MARCA é o nome da sua empresa, os consumidores não te conhecem pela razão social ou seu numero de CNPJ. Quem registra a marca de sua empresa está preocupado com o futuro, são pessoas de visão, sabem o que querem, tem foco...

Segue uma reportagem, que mostra que a MARCA é tudo para quem quer  ser bem sucedido no mundo dos negócios:


segunda-feira, 5 de julho de 2010


FIFA deposita pedidos de registro de marcas e imagens no INPI


A Federação Internacional de Futebol (Fifa) depositou, desde 1978, 571 pedidos de registro de marcas e imagens relacionadas a eventos esportivos no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Somente para a Copa de 2010, na África do Sul, 25 marcas foram registradas no Brasil. Já para o evento de 2014, foram registradas 45 marcas.

“O Brasil hoje conhece o conceito da propriedade intelectual, mas quanto mais informação divulgada, notícias publicadas e ações preventivas menor será o uso indevido das marcas de terceiros”, afirma Pedro Bhering, da Bhering Advogados.

O sistema de propriedade intelectual protege e permite que apenas empresas autorizadas utilizem as marcas. Em grandes torneios, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, somente os patrocinadores têm direito de uso de marcas e símbolos vinculados aos eventos.

De acordo com Bhering, com a proximidade do torneio internacional, empresas não autorizadas tentam associar seus produtos e serviços a imagens, expressões e marcas da Copa. Nesse sentido, para evitar o uso indevido da marca, a Fifa procura os infratores antes de recorrer à justiça ou aos procedimentos administrativos no INPI.

Prevenção
Para a Copa de 2014, no Brasil, a Fifa e o INPI firmaram um acordo que privilegia medidas preventivas. Na tentativa de conscientizar as empresas brasileiras, o INPI usará a Fifa como exemplo de proteção à propriedade intelectual. As atividades da Fifa contra a pirataria serão divulgadas nos escritórios do INPI espalhados pelo Brasil. (Com informações da CNI)

Fonte: Gestão CT

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

MERCADO DE EVENTOS - ERA DE OURO

Caros Amigos

Se você tem uma empresa de eventos ou segmento relacionado, saiba que estamos entrando num momento espetacular de negócios. É de extrema importância que se registre a sua MARCA ou PATENTE, se caso ainda não tenha feito, pois o volume de negócios será muito grande, e consequentemente a especulação também.
 Segue uma reportagem que trata desse assunto ....



MERCADO DE EVENTOS VIVERÁ DÉCADA DE OURO

Resultados de 2010 e compromissos futuros enchem players do setor de esperança



 São Paulo - Ao olhar a agenda de eventos do ano que passou, a impressão que se tem é de que o mundo descobriu o Brasil. Paul McCartney, Norah Jones, Aerosmith, Guns n’ Roses e Bon Jovi foram alguns dos destaques do ano passado. Sem falar nas grandes festas que reuniram várias atrações no mesmo espaço, como os festivais SWU e Planeta Terra.

O bom momento dos eventos no Brasil deve continuar nos próximos anos. “É uma década de ouro”, disse Alexis Pagliarini, vice-presidente da Ampro (Associação de Marketing Promocional). O executivo lembra que, além da Copa de 2014 e dos Jogos Olímpicos, o Brasil sedia os Jogos Mundiais Militares, neste ano, e pleiteia ser sede da Expo Mundial, em 2020.
“O mercado de eventos vai crescer mais. As marcas vão criar eventos de brand experience porque querem fazer o consumidor lembrar da marca”, falou Augusto Cruz Neto, sócio-presidente da Mood, responsável pelo retorno dos bailes de Carnaval carioca neste ano.
Foram três os principais fatores de crescimento do mercado de eventos em 2010 no Brasil. O primeiro deles é a melhora na renda do brasileiro. Em segundo lugar, o baixo preço do dólar e, em terceiro, a crise na Europa e nos Estados Unidos, que fez com que o show business olhasse para o Brasil como uma opção. “Com o resto do mundo em crise, ocorreu uma migração para a América Latina, principalmente para o Brasil”, disse Helder Castro, diretor geral da Total On Demand e do SWU.
A Ampro não tem números apenas dos eventos, mas o mercado de marketing promocional como um todo apresentou aumento expressivo no último ano. O faturamento do setor subiu de R$ 29 bilhões, em 2009, para R$ 33 bilhões (estimativa), em 2010, o que representa um crescimento de 15%. “Só por observação, percebemos um crescimento exponencial nos eventos, muito além dos 15%”, falou Pagliarini.
Segundo o executivo, a atividade esportiva gera muitos eventos e as empresas estão se preparando para receber os grandes jogos. “Ao montar uma estrutura, a empresa de marketing esportivo não pode esperar a Copa ou as Olimpíadas porque precisa de um portfólio para conquistar os clientes e deve começar a trabalhar já”, disse o vp da Ampro. José Boralli, presidente da b!ferraz, é da mesma opinião. “Estamos vivendo um pré-aquecimento de um grande jogo. A cada evento as agências são avaliadas se  estão capacitadas, assim como as marcas também avaliam o que é capaz de gerar recall”, explicou Boralli.
Engana-se quem acredita que apenas o eixo Rio-São Paulo vai se beneficiar dessa boa fase. Outras praças também podem pegar carona no crescimento dos eventos. É o caso de Porto Alegre (RS) que tem entrado na lista dos artistas internacionais, como Paul McCartney. “Porto Alegre está em uma localização geográfica privilegiada, entre São Paulo, Buenos Aires e Santiago. Estamos organizados para viabilizar a vinda de vários artistas”, disse Flávio Steiner, diretor de eventos do Grupo RBS, que trouxe o ex-Beatle para o Rio Grande do Sul pela primeira vez.
Uma prova de que o mercado de eventos não para de evoluir é que os grandes grupos de comunicação têm criado áreas específicas para cuidar do setor. “No ano passado, o Talkability passou a ter uma empresa independente de eventos, a Bullet Eventos, que incorporou a Boom, porque o volume cresceu muito”, contou Leandro Wyatt, diretor da Bullet Eventos. Entre os trabalhos desenvolvidos pela agência estão o estande da Volkswagen no Salão do Automóvel e o lançamento do SpaceFox.
Entre as novidades que surgiram em 2010 está o Risadaria. O evento realizado no Pavilhão da Bienal, em São Paulo, em março do ano passado, pela Infinito Cultural, reuniu produções nacionais de comédia em diferentes mídias: cinema, rádio, TV, internet, cartum e teatro. “Decidimos fazer algo nos moldes do que o Fashion Week faz com a moda e a CasaCor com a decoração”, explicou Fauze Jibran, diretor de operações da Risadaria. A Infinito Cultural também foi criada pelos executivos da Motivare a partir da demanda de eventos. “A gente percebeu nos últimos anos que tinha um nicho bem interessante surgindo em conteúdo cultural para eventos proprietários”, disse Jibran.
Outro evento de destaque de 2010 foi o SWU Music and Arts Festival, um evento de música, artes e consciência que reuniu mais de 164 mil pessoas  em uma fazenda, no interior de São Paulo. O show é parte de uma ação maior que busca engajar os cidadãos na sustentabilidade, lançada em junho. Em quatro meses, o movimento tinha mais de 150 mil seguidores e fãs nas redes sociais. “Devemos fazer o show anualmente. Para este ainda estamos definindo o lugar e o dia. Temos o interesse de várias cidades, mas como é um movimento, o plano diretor do município precisa ter um trabalho de sustentabilidade”, disse Castro.
As ações de sustentabilidade do SWU já iniciaram neste ano com o lançamento do livro infantil “5Rs por um mundo melhor”, de Rony Fischer. “Vamos expandir em várias frentes, principalmente entre os universitários e o público infantil”, falou Castro. Na mesma linha de festival, mas como um evento proprietário, o Planeta Terra, realizado pela b!ferraz, se destacou em 2010. “O evento foi um sucesso. Teve sold  out antes de abrir as vendas”, falou Boralli.

fonte:http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/mercado-de-eventos-vivera-decada-de-ouro

AS MARCAS MAIS VALIOSA DO BRASIL.

Segundo a reportagem da revista ISTO É, segue quadro abaixo com as marcas mais valiosas do Brasil.

Isso demonstra a importancia do registro de marca junto ao INPI FEDERAL.















Fonte: http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/57080_AS+MARCAS+MAIS+VALIOSAS+DO+BRASIL+EM+2011