terça-feira, 3 de novembro de 2009

Mr. Fisk

Mr. Fisk, fundador e presidente da rede de escolas de idiomas Fisk, lança sua biografia
São Paulo, 12 de agosto de 2008 – Quem tem mais de quarenta anos deve se lembrar de um senhor simpático que até os anos 80 dava aulas de inglês pela televisão. Conhecido como Mr. Fisk, o fundador da rede de escolas de idiomas que leva o seu sobrenome já faz parte da história do ensino da língua inglesa no País. Sua biografia, escrita por Elias Awad e que acaba de ser lançada no Brasil devido às comemorações dos 50 anos da Fisk, não é leitura obrigatória apenas para quem é aluno ou profissional da instituição, mas também para aqueles que desejam um estímulo para vencer na vida.

Atualmente com 85 anos, Mr. Fisk é considerado um ícone no segmento e sua história confunde-se com a história do ensino da língua inglesa no Brasil. Dos tempos da infância difícil em Vermont, Estados Unidos, passando pela chegada ao Brasil em 1950 e a criação das Escolas Fisk oito anos depois, o livro mostra toda a trajetória de sucesso desse simpático americano de nascença, mas naturalizado brasileiro, país que ele vive e que o acolheu com muito carinho.

Mr. Fisk criou uma rede de escolas de idiomas que hoje comemora 50 anos de existência, 11 milhões de alunos formados, faturamento de R$620 milhões somente no ano de 2007 e mil unidades espalhadas por todo o Brasil e em mais cinco países - Argentina, Angola, Estados Unidos, Japão e Paraguai. Seu carisma e principalmente sua visão empreendedora, fizeram com que Mr. Fisk fosse pioneiro ao lecionar inglês na TV Tupi e na TV Rio; pioneiro a investir em publicidade e propagandas televisivas; e pioneiro no sistema de franquias no País.

Nasce um novo método de ensino
A primeira vez que Richard Hugh Fisk veio ao Brasil foi em 1950 para visitar seu irmão que trabalhava no Consulado Americano de São Paulo. No auge dos seus 27 anos, gostou tanto da cidade que resolveu ficar. “Adorei o clima, a hospitalidade e achei inusitado o interesse dos brasileiros pela língua inglesa”, explica. Na época o País passava por grandes transformações e a necessidade do idioma surgia como grande diferencial no mercado de trabalho.

Mr. Fisk começou então a lecionar inglês e, em 1951, passou a ministrar aulas na TV Tupi e na TV Rio. No programa semanal intitulado Escola de Inglês, ele fazia o papel de Mr. Pep, um professor que ensinava o idioma aos seus alunos, que eram na verdade atores. Com o sucesso do programa, ele começou a ser cada vez mais requisitado para ministrar aulas particulares.

Em pouco tempo, os negócios prosperaram e Mr. Fisk decidiu criar o seu próprio método de ensino. Sensível às dificuldades de aprendizado dos alunos brasileiros, desenvolveu um material didático com base nas diferenças entre as estruturas gramaticais das duas línguas e criou uma maneira de apresentação dessas estruturas mais ordenada do que a dos livros existentes até então. Outra mudança no método pedagógico predominante da época foi estabelecer como primeira lição os auxiliares “Do”, “Did!”, “Will” e “Would” e não o verbo “to be”.

Primeira escola
Sua idéia foi um sucesso e, com os primeiros resultados positivos, abriu sua própria escola, em 1958. Localizada na Rua Francisca Miquelina, no bairro da Bela Vista, em São Paulo, sua primeira instituição de ensino do idioma inglês começou a funcionar com 60 alunos. E em pouco tempo transformou a pequena escola instalada em um sobrado alugado em uma verdadeira potência.

"No começo eram dois professores além de mim. Lembro que comprava apenas os materiais necessários que precisávamos de imediato. Assim que um aluno se matriculava, eu encomendava uma mesa e uma cadeira a mais. Fui caminhando devagar e os negócios foram crescendo”, relembra.

A fama da eficiência do método chegou a outros estados e foram tantos os interessados em utilizar a metodologia de ensino Fisk que, em 1962, iniciou-se o sistema de franquias, na época batizado por Mr. Fisk como Método Autorizado, sendo que os primeiros contratos foram feitos na base do “aperto de mão”.

No início dos anos 70 a rede já possuía cerca de 15 escolas. Trabalhando com sua ex-esposa, Zélia de Toledo Piza, que tomava conta da área administrativa, Mr. Fisk se encarregava da área comercial, além de ser o responsável por encontrar novas localidades para a instalação de escolas, supervisionar todas as operações e ainda apresentar programas na TV. Tudo isso sem se descuidar da área pedagógica.

Nos anos 80, a Fisk comemorou 30 anos com o seu 1º Congresso Internacional na cidade do Rio de Janeiro. Participaram desse encontro franqueados de toda a rede, que já contava com aproximadamente 400 escolas espalhadas pelo Brasil. Nessa época, a empresa passou a despertar o interesse de outros países da América Latina e foi inaugurada a primeira “Escuela Fisk” em Buenos Aires.

Nasce a Fundação Richard Hugh Fisk
Foi na década de 90 que a Fisk deixou de ser apenas uma empresa comercial para tornar-se a Fundação Richard Hugh Fisk, garantindo, dessa forma, o futuro de seus funcionários e franqueados e a continuidade da marca.

“Não tenho herdeiros e, portanto essa foi a solução para não deixar os profissionais da rede desamparados. Tenho funcionários que estão comigo há mais de 30 anos. Pessoas que se tornaram minhas amigas e que merecem continuar o trabalho que comecei”, afirma Mr. Fisk.

Em 25 de agosto de 1997, em reconhecimento aos serviços relevantes que prestou à cultura e à educação, Mr. Fisk foi homenageado como Cidadão do Estado do Rio de Janeiro no plenário da Assembléia Legislativa. Já no ano 2003, foi a vez dele receber o título de Cidadão Paulistano, ao mesmo tempo em que sua fundação recebia prêmios importantes como o Selo de Excelência em Franchising e Franqueadora do Ano.

Mais de 11 milhões de pessoas já estudaram na rede de idiomas que se consagra como uma das maiores com cerca de um mil unidades, espalhadas por todo Brasil e mais cinco países: Argentina, Angola, Estados Unidos, Japão e Paraguai.

"Estou realizado no Brasil. Fiz algo grande que me deu muita alegria na vida”, finaliza.

Um homem empreendedor e inovador

Pioneiro ao lecionar inglês pela televisão
Foram 25 anos de sucesso na televisão com programas em emissoras de várias cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Recife e Porto Alegre. Os programas eram divididos em duas partes: a primeira destinada à conversação e a segunda visava o ensino do idioma por meio de letras de músicas. Na época, Mr. Fisk recebia uma grande quantidade de cartas solicitando o envio dessas canções traduzidas. Surgiu então a idéia de lançar os famosos folhetos que continham as letras e as traduções das músicas internacionais.

Pioneiro a investir em publicidade e propagandas televisivas
Antes mesmo de inaugurar sua primeira unidade, em 1958, Mr. Fisk já anunciava na televisão. Mas foi na década de 90 que a rede de escolas de idiomas se fez mais presente nos veículos de comunicação, principalmente na mídia televisiva por meio de patrocínios esportivos.

Pioneiro no sistema de franquias
Na década de 60, Mr. Fisk estabeleceu algumas filiais próprias na capital de São Paulo, mas percebeu que jamais poderia, pessoalmente, controlar todas as escolas que rapidamente se espalhavam pelos quadrantes do Brasil. Ainda mais depois que a fama da eficiência de seu método chegou a outros estados e diversos empresários demonstraram interesse em fazer parcerias com ele.

A única solução era autorizar outras pessoas a usar o nome Fisk, bem como seu método e material didático. Assim, em 1962, foi criado o sistema de Escolas Autorizadas Fisk (Franchising), e nascia uma das maiores redes de ensino da língua inglesa do mundo.

Era evidente que tal empreendimento exigia uma retaguarda tanto administrativa quanto pedagógica de grande envergadura, ou seja, um esquema de treinamento, publicidade, orientação administrativa e didática que fosse eficaz o suficiente para prover uma perfeita cobertura e assistência às necessidades de todas as escolas autorizadas, cujo número não parava de aumentar.

Assim, o Corpo Administrativo, unido ao Departamento Pedagógico, incumbiu-se de contratar e treinar um número cada vez maior de professores e funcionários para as Escolas Fisk de São Paulo, além de dar treinamento intensivo semestrais às Escolas Autorizadas a fim de padronizar a atuação das mesmas, garantindo êxito absoluto da rede.

“Devido à sua visão empreendedora, Mr. Fisk tornou-se um dos precursores no uso do sistema de franquias em escolas de idiomas no país”, afirma Bruno Freitas Caravati, Vice-presidente da Fundação Richard Hugh Fisk.

Serviço
Título: Mr. Fisk – A trajetória do presidente de uma das maiores redes de escolas de idiomas do mundo
Autor: Elias Awad
Editora: Novo Século
Páginas: 312
Preço: R$ 39,90

Sobre a Fisk
Fundada em 1958 a rede de escolas de idiomas brasileira Fisk comemora 50 anos com 500 mil alunos distribuídos em 966 escolas, sendo 31 próprias, utilizadas como modelos da aplicação de sua metodologia, 105 no exterior e 830 franqueadas. O grupo, que se tornou fundação em 1992, está presente em seis países: Brasil, Argentina, Angola, Estados Unidos, Japão e Paraguai. O objetivo é atingir a marca de 1000 escolas até dezembro de 2008.

A instituição oferece cursos de inglês para adultos e crianças a partir dos quatro anos de idade e cursos de espanhol para um público acima dos 13 anos. Com metodologia de ensino própria, o programa educacional da Fisk tem como base as dificuldades específicas que os brasileiros apresentam ao aprender um segundo idioma.

Fonte: http://www.tramaweb.com.br/cliente_ver.aspx?ClienteID=183&NoticiaID=5621

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