sexta-feira, 2 de março de 2012

O QUE É BRANDING? isso é importante para sua marca...

Caros Amigos

Branding ou Gestão de marca é uma atividade de muita importância para as Empresas, principalmente para aquelas que entende que a  MARCA é um ativo intangível de muito valor, inclusive financeiro. Branding é um conceito de administração de marcas para emprendedores visionários, inteligentes...


Veja a reportagem:

A primeira coisa que deveria mudar essa relação é justamente o fato de que um necessita do outro para sobreviver. É uma simbiose! O marketing não viveria sem a propaganda e ambos não viveriam sem o branding, assim como o contrário também é verdadeiro. Vamos ver como todos, no final, estão sempre no mesmo barco.
Segundo a definição da American Marketing Association, "marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado". Podemos simplificar a definição, dizendo que essa disciplina é a que planeja as ações de divulgação e vendas das empresas. Num plano mais prático, é seu departamento de marketing que vai alertar para a necessidade de fazer uma campanha com a agência de propaganda, por exemplo.
A propaganda, Segundo Kotler, "é qualquer forma paga de apresentação e promoção não-pessoal de idéias, produtos ou serviços, realizada por um patrocinador identificado". De forma mais simples, propaganda é a apresentação do seu produto às pessoas.
Então, temos até aqui quem faz a organização das demandas de comunicação e vendas(marketing) e quem as realiza (entre outros, a propaganda). Está faltando quem dá o norte para tudo isso. Falta o molho, o DNA que diferencia essa massa de dados e informações. E essa bússola é o branding.
O branding, também conhecido como gestão de marcas, é quem vai trabalhar antes das outras duas ciências para que elas realmente tenham efeito. A marca é o elemento que dirá verdadeiramente o que sua empresa (ou seu produto) é, com um posicionamento que seja facilmente associado aos atributos que formam a cultura organizacional. É por isso também que o branding excede os limites da comunicação e transforma o negócio como um todo. Porque a marca é esse instrumento de mudança, e como tal deve estar no centro da gestão do negócio.
Com isso conseguimos fechar o ciclo: temos no branding quem faz o "exame de DNA" da empresa e mostra quem ela é, o marketing que faz o planejamento com a devida profundidade e a propaganda que exibe a marca de forma brilhante. Agora é possível perceber como as três frentes tem seu espaço e um papel fundamental na construção de uma marca.
Henrique Gomes
Diretor de estratégia da Garimpo Brand Thinking

Curta o Administradores no Facebook e siga os nossos posts no @admnews.



FONTE: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/o-branding-o-marketing-e-a-propaganda/55314/

Nenhum comentário: